Advocacia sergipana participa de ação do ‘Janeiro Branco’

Dezenas de advogados e advogadas, além de profissionais de áreas afins, participaram na tarde desta segunda-feira (27) do evento 'Janeiro Branco In Foco – Trabalhando com Emoções', promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Sergipe (OAB/SE) e  Escola Superior de Advocacia (ESA). O evento gratuito aconteceu no auditório da CAASE, na região central de Aracaju.

 

“O campo da psiquiatria tem crescido bastante nos últimos anos. A sociedade vive um momento de confusão mental, de instabilidade das coisas ao nosso redor. Tudo é descartável e precisamos trabalhar essas emoções em nosso dia-a-dia”, observa a conselheira federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), Adélia Moreira Pessoa.


“Essa é uma ação feita com muito amor pela CAASE, OAB/SE e ESA. Um serviço que iremos estender ao longo do ano com oficinas antiestresse para trabalhar o equilíbrio mental dos nossos advogados (as), os quais lidam com o peso da carga emocional recebida diariamente em seus escritórios. Só desse jeito é possível resolver os problemas dos seus clientes e não trazer o peso para seu dia-a-dia ou mesmo sua família”, conta a presidente da CAASE, Hermosa França.

 

Os participantes receberam formação com duas psicólogas através da reflexão sobre a busca do equilíbrio entre razão e emoção. “Como posso ter um equilíbrio emocional? Não há uma fórmula mágica, mas é uma possibilidade que está dentro de cada um e começa com a adoção de novos e bons hábitos. Também não existe sentimento melhor ou pior, cada emoção tem importância em nossas vidas. Às vezes, é preciso entrar em luto de uma relação sofrida, por exemplo, para sair dela”, afirma a psicóloga da CAASE, Josenilda Medeiros.

 

‘Como se sentiam?’ Esta foi a pergunta que a psicóloga Jamile Santana lançou ao grupo logo no início da palestra, que teve ainda dinâmica com o intuito de repensar as atitudes pessoais respondendo perguntas como: O que gosto? O que preciso mudar? Meu maior sucesso? E, O que valorizo? “É importante reconhecer as emoções e os sentimentos. Assim como ter empatia, que é a capacidade de se aproximar do outro, sem se deixar abalar pelas tristezas”, conta.

A experiência compartilhada em quase três horas de evento provocou um sentimento de necessidade de mudança, começando pelos pequenos atos. “É sempre bom contar com esse cuidado da OAB, CAASE e ESA. Nós que vivemos uma profissão de muito estresse, tivemos uma tarde com ações positivas e informações importantes para nosso crescimento. Foi maravilhoso”, afirmou a advogada Edna Medeiros dos Santos.

 

Ao final, a personal trainer Dayse Anne apresentou técnicas de alongamento e relaxamento, que trouxeram a sensação de bem-estar. “Estou muito feliz por este momento de cuidado com os advogados e advogadas”, disse a advogada Brasilina Chagas.