‘Viajando Pela História’ realiza visitas virtuais em museus toda semana

Com a chegada da pandemia da Covid-19, os museus também precisaram fechar as portas para ajudar no combate do vírus. Em tempos de isolamento social, a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) criou o projeto ‘Viajando Pela História’, através das redes sociais, permitindo conhecer a história guardada nestes prédios aravés da uma viagem virtual pela tela do computador, tablet ou mesmo do aparelho celular.

 

O projeto começou em 1º de junho no Instagram e Facebook da CAASE. Agora, a partir desta segunda-feira (20) também estará disponível no site.

 

Esta semana, o convite é para conhecer a antiga residência do pintor Cândido Portinari, em Brodowski (São Paulo), terra natal do artista, onde é possível mergulhar na origem e laços familiares.

 

No prédio onde funciona o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi onde realizou as experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e em uma capela nos jardins da residência, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível.

 

O Museu

 

No dia 9 de dezembro de 1968, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 22 de janeiro de 1970 foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e inaugurado no dia 14 de março.

 

Acesse por aqui: https://www.museucasadeportinari.org.br/TOUR-VIRTUAL/?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br