OAB/SE comemora 83 anos com homenagens
15/05/2018A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe (OAB/SE) completou 83 anos de existência. Em comemoração, a entidade promoveu na noite de segunda-feira, 14, uma Sessão Especial para homenagear ex-dirigentes da OAB, da Caixa de Assistência aos Advogados (CAASE), do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), e da Escola Superior de Advocacia (ESA).
Fundada em 11 de maio de 1935, a OAB/SE tem construído seu legado dedicando-se à defesa da advocacia, da cidadania e da justiça social. “É justo e necessário reunir a história, bem como o mérito de todos que personificam a Ordem em sua atuação diária. Somos uma entidade essencialmente altruísta, com forte espírito público e sentimento cívico aguçado. Primamos em defender a ordem jurídica do Estado e diariamente promovemos avanços exclusivamente pelos braços dos advogados e das advogadas”, disse Henry Clay Andrade, presidente da OAB/SE.
A Caixa de Assistência dos Advogados tem colaborado com a trajetória da instituição. “Fazer parte da história do sistema OAB e está à frente da CAASE é uma alegria e grande responsabilidade que meus pares confiaram. Caminhamos lado a lado e posso dizer que temos fomentado o fortalecimento da nossa classe através dos serviços que estão à disposição de toda advocacia”, afirmou Ana Lúcia Aguiar, presidente da Caixa.
O ex-presidente da CAASE, Franklin Magalhães, também ressaltou o papel da Caixa para a advocacia. “Tem-se uma visão equivocada de que não necessitamos dessa assistência. Mas, a cada dia, vemos uma categoria empobrecida, mal remunerada e menos prestigiada pelos poderes públicos. A CAASE nesse papel institucional de colaboração com a OAB é de fato uma instituição relevante. Ter feito parte dessa história me deixa honrado”, falou.
Com a sua história colaborativa, o ex-presidente da Caixa dos Advogados, Wellington Mangueira, acredita que os avanços são resultado do respeito aos trabalhos iniciados pelos antecessores. “Sei que contribui para o engrandecimento da OAB. Fico feliz em ser lembrado pela atuação na CAASE. Em minha administração, demos continuidade aos projetos iniciados anteriormente e registramos a Caixa no Ministério do Trabalho. Criamos a contabilidade formal, construímos o auditório que hoje recebe a solenidade, e reforçamos a interlocução com a OAB”, relatou.
O atual vice-presidente da OAB/SE e ex-presidente da CAASE, Inácio Kraus, destacou que é fundamental existir colaboração entre todas as entidades vinculadas à Ordem. “Nesta noite de júbilo, comemoramos 83 anos de vitórias em prol da democracia. Nada mais justo do que homenagear a todos e todas que contribuíram para o fortalecimento da advocacia em Sergipe. Desejo que a OAB sempre continue com a luta incessante pela manutenção da democracia, pela defesa à Constituição, os Direitos Humanos e as prerrogativas da advocacia”, declarou.
A atual presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE e ex-presidente da Caixa de Assistência, Glicia Salmeron, enfatizou que a OAB tem obtido destaque através da colaboração dos Conselhos, da CAASE e da ESA. “A Ordem dos Advogados tem uma história que nos dignifica e orgulha em fazer parte. Diversos advogados e advogadas puderam dar a sua colaboração para mostrar a importância da entidade, seja na defesa das prerrogativas ou no papel da Caixa dos Advogados, que trata especificamente daquilo que é necessário e possa compreender o lado social da OAB. E ainda através da ESA, que promove a capacitação e formação continuada”, comentou.