CAASE participa da mesa de abertura da III Conferência Nacional da Mulher Advogada

Começou nesta quinta-feira (5), em Fortaleza (CE), a III Conferência Nacional da Mulher Advogada com a participação de cerca de 2,6 mil advogados e advogadas de várias partes do país. A abertura contou com a presença do presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz.

“Temos muito o que refletir sobre a luta das mulheres advogadas e das mulheres em nossa sociedade. Até quando a advocacia brasileira conviverá com uma rotina de homicídio de mulheres dentro de casa, com a violência contra a mulher, com a violência na sociedade, onde o discurso da própria violência parece estar ganhando do discurso da Constituição, da lei e da paz. Não podemos achar normal uma sociedade onde a jornalista mulher é chamada de prostituta, onde a artista mulher é ofendida por pensar diferente da maioria, onde a advogada tem saia medida, onde advogada é algemada”, disse Santa Cruz.

A coordenadora da CONCAD Mulher e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASSE), Hermosa França, estava na mesa de abertura. O tema central desta edição ‘Igualdade, Liberdade e Sororidade’ será abordado através de painéis, palestras, workshops e outras atividades.

Na tarde desta sexta-feira (6), a representante de Sergipe presidiu a mesa do painel “O CORPO E A SAÚDE DA MULHER”, no Auditório Almofala, que teve comorelatora a presidente do CAARN, Monalissa Dantas Alves da Silva. O painel trouxe os seguintes temas: “Stress, Carga mental e Depressão” (Sandra Krieger - conselheira do CNMP), “Vigorexia: o seu corpo determina quem você é?” (Andréia Araújo - presidente da CAA/PI), “Olhar humanizado e dignidade da mulher: análises e enfrentamento à violência obstétrica” (Gláucia Soares - presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/ AM), “Câncer de mama” ( Reginaldo Costa - diretor Clínico do ICC) e “Mulher, Corpo e Subjetividade” (Natalia Rios - coordenadora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza).

Durante os dias do evento, o um estande da CONCAD recebeu as mulheres advogadas de todo o país oferecendo com diversos serviços. No local, foi possível também conferir um pouco do trabalho da CAASE, através de um vídeo institucional, e ainda provar da gastronomia e apreciar o artesanato sergipanos.