CAASE - Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe

Clube de Corrida



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A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas após o exercício. Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura. Por isso é tão importante a regularidade da atividade física, e não a quantidade de horas feitas num mesmo dia.

A gordura abdominal é a mais difícil de queimar, e exige uma tática específica. Contra ela, o mais eficaz é um programa de corrida e caminha com variação de intensidade no mesmo treino. Isso, claro, sem exageros que levem a lesões. Os picos de treino obrigam o corpo a queimar energia até das fontes mais difíceis; daí o consumo da gordura visceral (barriga). Essa variação de intensidade implica em fazer alterações entre corrida e caminhada. Exemplo: correr por 2 minutos e andar por 5 minutos.

Quem pode fazer?
A corrida pode ser praticada por qualquer indivíduo, desde que tenha capacidade física para tal, ou seja, que a intensidade do esforço seja compatível com sua capacidade funcional. Para aqueles que já caminham e que possuem melhor condicionamento físico, a corrida passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino obriga a acelerar o passo.

É essencial que se façam exames antes da prática da atividade física para identificar possíveis doenças ou limitações físicas que impeçam a prática da corrida. Deve-se também investigar o estado nutricional do corredor, verificar se ele usa medicamentos e qual é o seu nível de condicionamento físico.

Benefícios da Corrida:

– Reduz o peso corporal
– Melhora o nível de colesterol
– Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
– Reduz os riscos de infarto
– Aumenta a massa muscular
– Reduz a variação da pressão arterial de repouso
– Ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração
– Melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo
– Melhora a qualidade do sono
– Estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose
– Melhora a auto-estima
– Aumenta o condicionamento físico
– Proporciona sensação de bem-estar
– Diminui o estresse e melhora a depressão
– Aumenta a eficiência do metabolismo

Que tal fazer parte do Clube de Corrida do Advogado? Nas segundas e quartas-feiras tem treino no Calçadão do Bairro 13 de Julho, na Zona Sul de Aracaju. Entre em contato com a CAASE através do telefone (79) 3211-8718 e saiba como fazer parte!

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