CAASE - Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe

Pilates CAASE


Pilates CAASE

O Estúdio Pilates da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE está ainda mais completo com a chegada de um novo equipamento, chamado ‘Cadillac’, que ajuda a fortalecer a coluna e os músculos, beneficiando todo tipo de pessoa, incluindo àquelas com mobilidade reduzida.

“É um aparelho bem versátil, sua altura favorece o uso por pessoas acamadas, deficientes, gestantes e até iniciantes. Sendo de mola, não causa impacto durante o exercício e vai desde o alongamento ao fortalecimento. Com esse aparelho o aluno consegue realizar diversos movimentos, principalmente, aéreos”, destacou Sanny Vago Reis, professora de Pilates.

As aulas acontecem sempre às segundas e quartas no período da tarde ou às terças e quintas-feiras pela manhã e também no período da tarde, na sede da CAASE localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro da capital sergipana. Para conhecer o método que trabalha corpo e mente simultaneamente, basta agendar uma aula experimental gratuita através do telefone (79) 3211-8718.

Benefícios do Pilates:

Combate o estresse
A série, criada pelo alemão Joseph Pilates, contempla uma ordem específica de exercícios que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração. Por isso, ao longo do curso, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

Ameniza dores
O Pilates é muito recomendado para pessoas com dores, principalmente nas costas. Os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que naturalmente deixemos de forçar as costas ao realizarmos esforços físicos. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas patologias. O método só não é indicado para pacientes com problemas em estágio avançado.

Melhora a respiração
O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma. O Pilates trabalha a musculatura respiratória, e é capaz de ensinar novamente essa pessoa a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.

Corrige a postura
Por meio de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia.

Melhora o desempenho na corrida
Pode até não parecer, mas a corrida é uma atividade que exige técnica. Realizá-la sem estar preparado ou de maneira incorreta pode causar diversas lesões no praticante, e é nesse ponto que o Pilates pode ser de grande ajuda. Por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no Pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

Trabalha os músculos
O grande diferencial do método Pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentar. Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações também são estimuladas.

Estimula a coordenação motora
O conhecimento do nosso próprio corpo, ou a chamada consciência corporal, é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulações a nosso favor. Por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo.

Previne fraturas osteoporóticas
O Pilates pode ser um grande aliado na prevenção de fraturas ocasionadas pela perda de massa óssea, característica da osteoporose. Primeiro porque o método aumenta a força muscular, ajudando a modelar a estrutura óssea. Segundo, pelo fato de melhorar a coordenação motora, auxiliando o corpo a ter equilíbrio. Por fim, estimula o alongamento, tornando o praticante mais ágil e atento à postura.

Patrocinadores